Roteirista e músico, tem canções, em parceria com Jean Garfunkel, gravadas por Elis Regina, Zizi Possi, Margareth Menezes, Pena Branca e Xavantinho, Renato Bráz e Maria Rita.
Participou, como instrumentista (sax, flauta e clarinete), de shows de Elis Regina, Rita Lee e Ney Matogrosso, entre outros.
É diretor da In Sonoris Causa, onde produz trilhas sonoras para discos, peças de teatro, roteiros para filmes e comerciais.
De 1997 a 2000, em parceria com Libero Malavoglia, criou para a Revista “Bravo!” a seção “De Camarote”, uma página em quadrinhos com citações literárias ambientada no meio artístico.
É o autor do “Vira-Lata” personagem de histórias em quadrinhos premiado por sua participação no combate á Aids entre os detentos no auge da epidemia nos anos noventa. As revistas tinham desenhos de Libero Malavoglia e a supervisão científica do Dr. Drauzio Varella.
Paulo colaborou na tradução do livro “Sonetos de Orfeu” de Rainer Maria Rilke numa tradução do ex-ministro Karlos Rischbieter, lançado em 2002 pela Editora Record.
Escreveu a peça infantil em versos “Faz e Conta: Três Fábulas de Esopo” encenado pela atriz Ana Luíza Lacombe com direção de Gustavo Trestini.
Por sua atuação na àrea de comunicação, já recebeu inúmeros prêmios, entre eles um Leão no Festival Internacional de Publicidade em Cannes com o rap antitabagista “Pergunte Porquê ?”, peça chave de uma campanha do Ministério da Saúde, com quem tem uma longa parceria em diversas campanhas de utilidade pública.
Em 2006 /2007 criou com Jean Garfunkel, dez canções baseadas no romance “Grande Sertão Veredas” de João Guimarães Rosa que comemorou 50 anos de sua primeira edição.
Paulo escreveu o roteiro e a trilha sonora do documentário
“ A Cabeça do Cachorro”, dirigido por Luciano Cury, rodado nas fronteiras do Brasil com a Colômbia e a Venezuela.
Entre 2009 e 2010, produziu a música para os episódios das séries “Novas Direções” e “Autor por Autor” da TV Cultura de São Paulo, e o roteiro de uma Graphic Novel encomendada pela Fundação do Hospital Sírio Libanês, divulgando o Banco de Sangue de Cordão Umbilical.
Ainda esse ano, O Vira Lata ganhou o concurso público de apoio ao desenvolvimento de roteiro, promovido pelo Ministério da Cultura. O roteiro para um longa metragem de animação está pronto, em fase de captação.
Em 2011, Paulo foi selecionado no edital da Proac para publicação do livro infanto-juvenil “Missão Água”, que trata do problema do lixo e da preservação de nossos mananciais.
Entre o final de 2011 e o começo de 2012, produziu o àudio de 50 programas educacionais para a Fundacão Vanzolini e dois projetos de comunicação para o Sesi, um deles direcionado contra o alcoolismo.
Na àrea de Marketing Político, produziu jingles e trilhas, para inúmeros candidatos e participou diretamente das campanhas eleitorais de Wladimir Palmeira (RJ), Vanessa Graziotin(AM), Beto Richa e Osmar Dias (PR), Luiz Henrique (SC).
Em 2010, criou o conteúdo de rádio da campanha presidencial da candidata Marina Silva, que se tornou um marco na área de comunicação política.
Paulo é o responsável pela identidade sonora do site do doutor Drauzio Varella, com quem colabora na “tradução” de textos científicos adaptando-os a uma linguagem acessível ao
público leigo.